OVO rico em colesterol: SERÁ QUE É SAUDÁVEL?



O ovo inteiro é considerado um dos alimentos mais completos, por conter em seu interior uma serie de nutrientes essenciais para organismo. Este alimento é mundialmente consumido devido o seu baixo custo. Rico em proteínas de alto valor biológico, vitaminas hidrossolúveis (complexo B), vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), minerais (ferro, fósforo, selênio e zinco), carotenóides como a luteína e a zeaxantina, e também excelente fonte de colina, sendo este um importante componente do cérebro.  
De acordo com dados da USDA (United States Department of Agriculture),  o ovo inteiro fresco cru de 100 gramas contém em sua composição 250 mg de colina total, que é constituída de colina livre, glicerofosfocolina, fosfocolina, esfingomielina e fosfatidilcolina, sendo este chamada de lecitina.  Um estudo realizado em ratos para determinar os efeitos da fosfatidilcolina na absorção do colesterol no âmbito intestinal, desenvolvido com a introdução de alimentos que contivessem este nutriente na alimentação dos animais, concluiu que a absorção do colesterol presente no ovo no âmbito intestinal era reduzida pela presença da fosfatidilcolina na gema (AGUIAR, M. S.; ZAFFARI, S.; HUBSCHER, G. H., 2008).  
Além disso, a gema do ovo é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, que são carotenoides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora.




Segundo a Tabela de composição de alimentos da Unicamp, um ovo inteiro, ou seja, a gema, tem aproximadamente 200 mg de colesterol, sendo recomendado pela Associação Americana para prevenção de doenças cardiovasculares que uma dieta não deve ultrapassar 300mg de colesterol/dia para indivíduos saudáveis e 200mg/dia para indivíduos de risco para essas doenças. Por a gema do ovo conter grande quantidade de colesterol, seu consumo vem sendo reprovado. De acordo com vários estudos epidemiológicos revelam que é recomendado o consumo de uma unidade de ovo por dia para indivíduos saudáveis. Já para indivíduos que apresente diabetes e que tenham colesterol LDL “colesterol ruim” elevado no sangue, deve ter cautela ao consumi-lo. Quando referimos à dieta como todo, devemos tomar cuidado, quanto ao consumo de gorduras saturadas provenientes de outras fontes alimentares, como por exemplo, as carnes.
De acordo com algumas avaliações metabólicas e epidemiológicas mostraram que o colesterol da gema do ovo, pode ser um determinante na concentração do colesterol sanguíneo, sendo que em áreas geográficas onde o consumo de gorduras de origem animal é baixo, o limite do consumo do ovo pode trazer benefícios à saúde.
Os estudos epidemiológicos que avaliaram o consumo do ovo e os riscos de doenças cardiovasculares, apesar do mesmo possuir grande quantidade de colesterol, são ainda insuficientes para avaliar os riscos de doenças coronárias. O surgimento de mais pesquisas é de grande importância, pois torna-se necessária para concretizar ainda mais estes resultados, para poder assim conscientiza-los sobre o consumo benéfico do ovo.

                                          LUANNA RÊGO - Nutricionista
                                                             CRN 9467



Comentários

  1. Lu adoro ovo mexido, mas semepre faço dois e n como todos os dias. Isso é ruim? Outra dúvida, o ovo caipira é menos gorduroso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata Melo, os ovos caipiras são mais saudáveis do que os de granja, pois as galinhas são criadas soltas, com alimentação de frutas, verduras, capim, grãos de milho e bichos pequenos. Eles são menores do que o de granja e oferece maior concentração de Betacaroteno (Vitamina A) comparado ao de granja, por isso a gema tem uma coloração mais alaranjado.
      Além desses dois tipos, existe também ovos orgânicos que são produzidos por galinhas também soltas e com uma alimentação 100% natural, sem agrotóxico e fertilizante químico.
      Não é ruim consumir ovos todo o dia, só não gosto muito de indicar em caso de dislipidemia e outras comorbidades associadas.

      Excluir
  2. Gostei muito blog, ótima iniciativa. Recomendo colocar as referências ao final ao texto, não apenas a citação. Assim fica mais fácil visualizar os originais. Obrigado pela atenção e pela informação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas