CONSTIPAÇÃO INTESTINAL x FIBRAS

     

       A constipação intestinal também conhecida como prisão de ventre é uma doença que atinge grande porção da população. Ela é caracterizada pelo número de evacuações inferior a três vezes em uma semana;  pela diminuição do número de evacuações considerado usual nos últimos meses, ou, dificuldades para evacuar normalmente. Esta doença é provocada principalmente pelo consumo ineficaz de fibras, porém existem outras causas que são o consumo insuficiente de água, uso excessivo de alimentos industrializados e refinados. Além de sedentarismo, doenças intestinais, distúrbios psiquiátricos (depressão, estresse e ansiedade) e uso de fármacos, inclusive o excesso de laxantes. 
        Para manter-se com um bom funcionamento intestinal é preciso ingerir água, pelo menos 2 litros por dia, consumir fibras e praticar atividade física regularmente. As fibras são classificadas em fibras solúveis e insolúveis, sendo que a segunda auxilia na formação do bolo fecal, que junto com a ingestão de água e a atividade física, irão proporcionar o aumento da atividade muscular intestinal, ou seja melhor fluxo intestinal.
        Nos dias de hoje, a população apresenta em deficit no consumo de fibras, pela influencia da ingestão de alimentos industrializados que a mídia oferece. O alto consumo desses alimentos processados, pode prejudicar o consumo diário de fibras, pois este processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras um deles.
        FIQUE ATENTA NA QUANTIDADE DE FIBRAS PRESENTE NOS RÓTULOS DE ALIMENTOS!
                             
        As frutas e os vegetais ( mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga, folhas em geral) são alimentos in natura e excelente fontes de fibras e micronutrientes, além disto proporcionam uma baixa densidade energética. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, semente de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, são também ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.


                                             Luanna Rêgo - Nutricionista



Comentários

Postagens mais visitadas