CUIDADO COM A PRESSÃO ALTA!!


HIPERTENSÃO ARTERIAL X ALIMENTAÇÃO:
Muito sal e pouco potássio



       A hipertensão arterial também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que causa lesão nos órgãos alvo (coração, cérebro, vasos, rins e retina). Esta doença é caracterizada pelo o aumento da pressão sanguínea que exerce na parede da artéria durante a movimentação da circulação, sendo que a pressão pode se elevar por vários motivos. Os fatores de risco para desenvolver a hipertensão arterial são a hereditariedade, hábitos alimentares inadequados (dieta rica em sódio - SAL, dieta reduzida em potássio), consumo de álcool, obesidade, sedentarismo, dislipidemias, diabetes, tabagismo, estresse e doença renal.

       É muito importante ressaltar que o controle da hipertensão arterial por meio de medidas nutricionais, visa não apenas no auxílio da redução da pressão arterial, mas também a mudança de hábitos alimentares. Além dessas medidas que serão relatadas posteriormente, existem outras fundamentais como a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas, abandono ao fumo, a redução de peso corporal e a prática de atividade física.

         Bom! falando no tratamento dietético, é aconselhável que as pessoas que são susceptível a desenvolver a hipertensão arterial ou que já possuam esta doença, sigam as orientações abaixo:


  REDUZA A INGESTÃO DE SÓDIO - SAL


    A alta ingestão de cloreto de sódio (NaCl - Sal) contribui para a elevação da pressão arterial. A elevação ocorre por exemplo quando uma pessoa se alimenta de "comidas salgadinhas", o organismo necessita que a mesma beba água para que haja um equilíbrio no meio extracelular entre o sódio e a água. Para manter o equilíbrio, o organismo acaba retendo mais água, proporcionando assim o aumento do volume de sangue circulando nos vasos por causa do aumento da quantidade de água, isso eleva a pressão arterial da pessoa. Se o equilíbrio não ocorrer, o corpo vai ter que retirar a água de dentro das células, provocando a desidratação e risco de morte. 

        Então para reduzir a ingestão de sódio deve-se preconizar a não ingestão de alimentos processados (enlatados, embutidos, conservas, molhos prontos, caldo de carne, temperos prontos, defumados), preparar as refeições com pouco sal, ou seja recomenda-se ingerir até 5 gramas de sal/dia, que equivale a 3 colheres de café rasas (3g) e 2 gramas de sal presente nos alimentos e evitar colocar o saleiro na mesa. 


        AUMENTE A INGESTÃO DE POTÁSSIO

   
      Alimentos ricos em potássio como batata, macaxeira, abacate, banana, melão, maracujá, beterraba, cenoura, cará, rabanete, feijão, grão de bico, ervilha entre outros, podem ser úteis na redução da pressão arterial e na prevenção da hipertensão.

EVITAR INGERIR ESTES ALIMENTOS RICOS EM POTÁSSIO EM EXCESSO EM PESSOAS COM CONCENTRAÇÃO DE POTÁSSIO SANGUÍNEA ELEVADA, COMO NO CASO DE DOENÇA RENAL, USO DE DIURÉTICOS POUPADORES DE POTÁSSIO OU USO DE DROGAS INIBIDORAS DE ECA.

      O potássio irá auxiliar na queda da pressão arterial, devido o aumento da natriurese que é a excreção de quantidades anormais de sódio na urina. Essa excreção é de fundamental importância para se manter no equilíbrio, portanto, procure seguir as orientações, e se possível faça o acompanhamento com um nutricionista e um médico, pois a hipertensão é uma doença séria e silenciosa.

           



LUANNA RÊGO - NUTRICIONISTA
CRN 9467




Comentários

Postagens mais visitadas