OSTEOPOROSE: Como prevenir?


OSTEOPOROSE: Como prevenir?




        Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, podendo não provocar sintomas. É caracterizada pela a perda de massa óssea, levando a um aumento da fragilidade esquelética e do risco de fraturas. A dor pode acontecer em consequência da fratura, que pode ocorrer espontaneamente,  principalmente em coluna, quadril e punho. As fraturas podem causar incapacidade funcional e inatividade motora, proporcionando aos indivíduos ansiedade, perda da autoestima, depressão e também o isolamento social.
       Esta doença atinge pessoas com mais de 50 anos (a perda óssea aumenta com a idade), mulheres pós menopausa (a produção de estrógeno está diminuída  consequentemente os ossos absorvem menos e perdem cálcio), antecedentes familiares (é mais frequente), dieta pobre em cálcio (é um mineral importante e fundamental para a formação óssea, sua obtenção através da alimentação é imprescindível para preveni-la), fumantes e consumidores de álcool (maior incidência quanto ao uso e o consumo em excesso),  pessoas sedentárias (o exercício físico é importante para a formação e fortalecimento dos ossos) e em tratamento prolongado em corticoides (favorecem a redução da massa óssea).
      O diagnóstico se dá através da densitometria óssea (avalia a coluna vertebral e o fêmur) ou através de exames de urina e sangue (estima a absorção de cálcio nos ossos) ou  também quando a pessoa tiver tido uma fratura por qualquer queda. 
     A osteoporose pode ser prevenida desde muito cedo, portanto a alimentação adequada é fundamental para sua construção forte e saudável, pois irá diminuir as chances em desencadear esta doença. 
             
DICAS NUTRICIONAIS

- Consuma alimentos ricos em cálcio como leite e derivados (iogurte, queijos);


- Tome sol diariamente no mínimo 15 minutos, antes das 10 horas da manhã ou após às 16 horas, pois a vitamina D, ativada pelo sol na pele, ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose;

- Pratique atividade física regularmente;

- Se tem crianças e adolescentes em casa, incentive-os a consumir alimentos ricos em cálcio. NÃO ESQUEÇA!!! é nesta fase que armazenamos cálcio para a fase adulta;

- Nunca tome suplementação de cálcio sem a orientação de médico e nutricionista;

- SE VOCÊ TEM INTOLERÂNCIA AO LEITE (LACTOSE - AÇÚCAR DO LEITE), PROCURE LEITE SEM LACTOSE, IOGURTE E QUEIJOS DUROS (QUE SÃO POBRES EM LACTOSE). USE MAIS ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO NÃO LÁCTEOS (PEIXE, AVEIA, BRÓCOLIS, COUVE). 
     

Sugestão: 

  • Para lanches, use iogurte puro, misturado com frutas ou batidas de leite com frutas;
  •  Também nos lanches e aperitivos, coloque fatias de queijo magro no pão e torradas e salpique orégano; 
  • Inclua leite com aveia no seu café da manhã ou em um lanche, fazendo mingau;
  • Coma peixes ricos em ômega 3 duas vezes por semana (salmão, cavalinha, arenque, sardinha);
  • Adicione flocos de cereais ao leite ou iogurte;
  • Salpique semente de gergelim torrado sobre suas saladas;
  • Não beba café ou chá junto com refeições que contenham alimentos ricos em cálcio;
  • Consuma mais vegetais verdes como brócolis e couve, levemente cozidos, durante a semana e amêndoas, pois estes alimentos são ricos em cálcio; 
  • Não beba refrigerante, principalmente do tipo cola, juntos as refeições;
  • Consuma mais alimentos a base de soja, ricos em isoflavona, como  tofu, grão de soja, farinha de soja, leite de soja;
  • Evite dieta rica em sal (aumenta a excreção de cálcio pela urina);
  • Evite também alimentos ricos em ácido oxálico (presente em semente de tomate,  acelga, aspargo, cacau, chocolate, gérmen de trigo, nas nozes e no feijão, na qual forma complexos com cálcio, favorecendo a sua eliminação pelas fezes), gorduras em excesso ou muito pobre. 

 PROCURE UMA NUTRICIONISTA, DESDE A INFÂNCIA, QUANDO OCORRE A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES, ATÉ A FASE ADULTA, PARA QUE POSSA PROPOR UM PLANO ALIMENTAR ADEQUADO PARA PREVENIR E TRATAR O SEU QUADRO CLÍNICO.



                                      LUANNA RÊGO - NUTRICIONISTA
                                                       CRN 9467 

Comentários

Postagens mais visitadas