OLEAGINOSAS: Redução do risco de doenças crônicas




O grupo das oleaginosas incluem a castanha de pará, nozes, castanha de caju, avelã, amendoim, amêndoa, noz-macadâmia, pinhão, pecãs e pistache, todos estes são alimentos fonte de gordura boa como os ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados e proteínas vegetais e tem baixo teor de carboidratos e gordura saturada, além disso contêm vitaminas e minerais, fibras e tem alta densidade calórica, sendo que o consumo das oleaginosas junto com uma dieta nutricionalmente mais completa, não promove ganho de peso.
“Evidências científicas apontam, mas não comprovam que o consumo diário da maioria de oleaginosas, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura saturada e colesterol, pode reduzir o risco de doenças coronarianas” (Food and Drug Administration (FDA, EUA) 2003).
As oleaginosas também possuem também componentes bioativos (fitoesterois e os polifenois, sendo os principais), que podem atuar na redução do risco de doenças crônicas.
Então fica a dica, consuma diariamente as oleaginosas pois conferem uma diversidade de benefícios à saúde, levando a diminuição do risco de doenças crônicas.

                                               Luanna Rêgo - Nutricionista
                                                                                                               
                        

Comentários

Postagens mais visitadas