MACAXEIRA? MANDIOCA? AIPIM? ...... COMO ASSIM?


         A macaxeira pertence ao grupo dos tubérculos e é considerada rica principalmente em carboidrato (fornecedor de energia). Contêm vitaminas e minerais em quantidades variáveis. Também conhecida como mandioca (no sudeste) ou aipim (no sul) este alimento possui diferentes espécies, as quais se dividem em dois grupos: mansa ou de mesa e brava ou tóxica.
 A primeira pode ser consumida, cozida, em forma de purês, doces, e frita, porém deve ser evitada preparações fritas devido sua alta absorção de gordura, tornando-se uma alimento bastante calórico.
 A segunda possui um alto teor de ácido cianídrico, substância tóxica que a torna inadequada para o consumo humano, precisando, para se tornar própria para o consumo, passar por um complexo processo para extração do veneno e redução da toxidade. Essa é utilizada no preparo da farinha de mandioca; povilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo mineiro, bolachas, broas e roscas; goma para tapioca e pratos como tucupi e o tacacá (típicos da região norte).
Em seguida fica a dica de uma receita deliciosa a base de macaxeira:


Escondidinho de macaxeira

Purê de macaxeira
·         ½ kg de macaxeira cozida;
·         250ml de leite desnatado;
·         1 colher de sopa de margarina light;
·         Sal à gosto.
Recheio
·         ½ kg de carne de sol magra (patinho) desfiada ou triturada;
·         1 cebola pequena ralada;
·         1 dente de alho amassado;
·         250 g de queijo (ricota ou coalho ou mozarela) ralado.


Modo de preparo: Para fazer o purê, cozinhe a macaxeira até ficar molinha. Ainda quente, esprema ou bata a mesma no liquidificador (com leite). Derreta a margarina, acrescente a macaxeira espremida, o leite e o sal à gosto (CUIDADO O EXCESSO!!!). Mexa bastante, até ficar com uma consistência cremosa. Reserve. Refogue a cebola e o alho em um pouco de margarina. Em seguida coloque a carne e deixe refogar um pouco. Use um refratário de vidro para montar o escondidinho. Coloque primeiro uma camada de purê, depois despeje a carde de sol e cubra com purê.



Comentários

Postagens mais visitadas