BISFENOL A – Toxina Ambiental

Bisfenol A também conhecida como BPA, é uma substância utilizada, principalmente, na produção de policarbonato¹ e em vernizes epoxi².
No Brasil foi proibida a importação e fabricação de mamadeiras em policarbonato, que contenham bisfenol A, esta proibição está vigente desde de janeiro de 2012, pela resolução RDC n. 41/2011, segundo a ANVISA. Já os demais produtos que contem BPA ainda são permitidos, mas vale salientar que o uso desses produtos que contém esta substância é considerada uma toxina ambiental para a saúde humana.

O BPA está presente em diversos utensílios plásticos e em latas que acondicionam alimentos, que de acordo com estudos científicos, possui diversos efeitos prejudiciais à saúde. O Bisfenol A ao entrar em contato com o nosso organismo, atua como um disruptor endócrino que afeta o sistema endócrino. A sua exposição constante prejudica a ação fisiológica dos hormônios, trazendo danos à saúde, como infertilidade, SOP, endometriose e capaz de aumentar o risco de desenvolver câncer.
A base da modulação hormonal é a destoxificação, pois é necessário reduzir a exposição com os poluentes, minimizar o contato com estas toxinas presente no meio para podermos ter qualidade e mais saúde hormonal.

Dicas da Nutri Luanna Rêgo, para evitar a presença de Bisfenol A no organismo:
·        Não coloque no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O BPA, presente no plástico, quando aquecido é liberado em maiores quantidades. Isso também vale para freezer, o resfriamento do plástico intensifica a liberação do BPA;

·        Para seu bebê, use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free;

·      Evite utensílios plásticos como pratos, copos, talheres e outros.Dê preferencia pelos vidros, porcelanas e aço inoxidável, na hora de armazenar comidas ou bebidas quentes. Descarte utensílios plásticos deteriorados;


·    
Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas. Evite recipientes de plásticos que contenham o numero 3 ou 7 no símbolo de reciclagem, presente em sua embalagem;

·   Para beber água, dê preferencia o uso de garrafa de vidro ou porcelana ao invés de plástico;

·        Evite o consumo de alimentos industrializados.



¹ Policarbonato é um polímero que apresenta alta transparência e resistências térmicas e mecânicas. Encontradas em mamadeiras, copos infantis, garrafões retornáveis de água mineral, além de outras embalagens e utensílios.

² Vernizes são utilizados para revestimentos de embalagens metálicas de alimentos , ou seja, encontrada na parte interna de latas que acondicionam alimentos para evitar ferrugem e prevenir contaminação.


Luanna Rêgo – Nutricionista
CRN 9467


Comentários

Postagens mais visitadas